História

  • ABPT

A ABPT, Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal, é uma associação científica, sem fins lucrativos, com o objetivo de promover cursos, conferências, workshops, pesquisas, congressos e treinamento na área transpessoal.

A ABPT foi fundada em 1985 e tem promovido congressos, cursos e conferências no Brasil, Europa, EUA e Asia, em convênio com a Associação Finlândesa de Psicologia Transpessoal.

  • Psicologia Transpessoal

É a ciência que aborda e estuda o ser humano em sua totalidade, como indivíduo na sociedade, e seus relacionamentos ecológicos e cósmicos. A Psicologia Transpessoal é basicamente transcultural e interdisciplinária, englobando outras abordagens cientificas, tais como: antropologia, medicina, sociologia, fisica moderna e outras.

Podemos considerar todas as formas de psicologia como psicologias individuais, isto é, psicologias que estudam o ser humano, em relação com outros individuos, e/ou em relação com a sociedade e o meio ambiente, mas sempre como um individual isolado de outros indivíduos e do meio ambiente. A Psicologia Transpessoal estuda o ser humano como individual e como ser ecológico e cósmico existente em um universo em contante evolução. Aqui estudamos estados de consciência que transcendem o conceito de “individual” facilitando a pessoa a atingir niveis de consciência elevada, onde ela mesmo obtém novos e mais amplos insights sobre si mesma e o universo em que vive.

Vários são os métodos usados pela psicologia e psicoterapia transpessoal. Trazendo a pessoa para uma dimensão transpessoal o terapeuta facilitará a esta pessoa seu próprio encontro com as manifestações mais profundas de seu próprio inconsciente (v.g. experiências perinatais e arquetipicas) facilitando então para esta pessoa a realização de sua jornada interna e externa na direção de um estado de equilibrio psicológico ideal e saúde perfeita.

A experiência transpessoal, frequentemente, em um espaço de tempo surprendentemente curto libera experiências traumáticas (conscientes ou inconscientes) permitindo a pessoa entrar num estado de completo bem estar, o que, com abordagens terapeuticas mais convencionais poderia, algumas vezes, se levar meses e mesmo anos.

A Psicologia Transpessoal é usada para o tratamento de neuroses, psicoses, e especialmente para um maior aperfeiçoamento pessoal. Além disso aumenta a afetividade e criatividade da pessoa e tem sido empregada, especialmente nos EUA e Europa na área de saúde mental, como em outras areas, por exemplo, em cursos para cientistas, artistas e executivos.

A Psicologia Transpessoal pode ser definida como a psicologia que estuda num contexto científico o mundo espiritual e através de suas praticas facilita o aperfeiçoamento psicológico e espiritual.

- Dr. Léo Matos, Ph.D

Nanga-Parbat-nona-montanha-mais-alta-do-mundo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>